A injeção eletrônica é o sistema que controla o ar e o combustível que entram no motor do carro ou qualquer veículo que se utilize desta tecnologia, podendo ser moto, ônibus e etc.

Antes da injeção eletrônica, os carros possuíam carburadores, que faziam a mesma função, porém de maneira mecânica e mais agressiva ao meio ambiente, e era mais difícil de se detectar problemas nele.

Funcionamento
Para o carro andar é preciso que a mistura de ar e combustível, ao entrarem em atrito, causem uma faísca fazendo com que o automóvel funcione.

A injeção tem o objetivo de controlar quanto desse ar e combustível entra nas válvulas do motor.

Para isso, ela tem um microcomputador que se comunica com o motor, enquanto ele recebe informações como posição do acelerador, rotação e temperatura e pressão do motor, ele envia comandos de abre e fecha para válvulas que são responsáveis pela entrada de ar e combustível.

Funcionamento da luz da injeção eletrônica
A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo.

Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.

Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor.

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.

É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.

Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.